domingo, 6 de novembro de 2011

O Telecentro no CRAS

Atualmente no Município de Volta Redonda estão sendo construídos os "Telecentros". Esses espaços acontecerão dentro dos Centro de Referência de Assistência Social, distribuídos em vários bairros da cidade.
No telecentro haverá uma pessoa chamada como "monitor" que irá acompanhar e observar as ações dos usuários. Serão cerca de 15 computadores com internet disponíveis para toda comunidade.

Conforme o site da cidade: www.portalvr.com :
"O TELECENTRO – O Telecentro Comunitário, implantado em Volta Redonda, conta com sistemas de softwares livres,  que  tem  como objetivo principal reduzir a exclusão digital e auxiliar no desenvolvimento econômico e social das comunidades assistidas.
Entre algumas das atividades a serem desenvolvidas no Programa de Inclusão Digital estão previstas as seguintes:
- Acesso à internet;
-Curso de informática básica;
-Curso de navegação na internet;
-Uso preferencial de softwares de plataforma aberta;
- Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas;
-Oficinas de alfabetização digital."

E ainda, de acordo com o Jornal Diário do Vale:
"O projeto prevê o repasse de onze computadores por Cras, totalizando  275 máquinas com banda larga espalhadas nas áreas mais carentes de Volta Redonda.
Outro destaque no projeto foi incluir integrantes do ProJovem Urbano nas aulas que serão ministradas nos Cras. Além disso, cada unidade da Smac terá dois bolsistas que trabalharão como monitores e difusores do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital dentro das comunidades. Cada um deles receberá R$ 241 por mês durante a execução do projeto."
Leia mais:
http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,20678.html#ixzz1cvsq7Z00





Sendo assim, podemos dizer que os Telecentros estarão situados na maioria das comunidades e isso irá facilitar a vida digital de muitos juvens e adultos. Também poderá contribuir com as atividades da escola, pois muitos não possuem computador e casa.


6 comentários:

  1. Os Telecentros são essenciais para a inclusão digitalao oferecer um espaço onde os alunos poderão contar com um monitor que estará auxiliando-os e ensinando-os a utilizar esta importante ferramenta que é o computador, e também as suas inúmeras possibilidades de conhecimento,aprendizado e acesso a informação. É um projeto muito interessante oferecer acesso aos computadores, seus programas e à internet para alunos que não possuem esta possibilidade em casa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa nao sabia disso nao, que tinha telecentro em Volta Redonda, um auxilio muito bem vindo.
    Adorei sua reportagem, muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o Telecentro, não conhecia esse projeto. Acho muito válido tudo aquilo que possa facilitar a vida das pessoas, principalmente aqueles que não têm muita oportunidade de ter acesso a essa tecnologia.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o Telecentro, não conhecia esse projeto. Acho muito válido tudo aquilo que possa facilitar a vida das pessoas, principalmente aqueles que não têm muita oportunidade de ter acesso a essa tecnologia.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Marcela saber que ações como esta estão acontecendo cada vez mais em nossa região, que essa ideia siga adiante e atinja um número cada vez maior de usuários.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de sua notícia.Quando esse projeto tiver início afetará direta ou indiretamente de forma positiva a vida de várias pessoas.Iniciativas como essas devem ser divulgadas e acompanhadas de perto pela população.

    ResponderExcluir